30 de junho de 2010

Acervo de brinquedos do MHN


Apesar de um jogo de xadrez e um brinquedo de corda que pertenceram a D. Pedro I estarem entre as primeiras peças do acervo do Museu Histórico Nacional, o início efetivo de uma coleção de brinquedos no museu data de 1986, com a incorporação de 135 soldadinhos de chumbo. Exatamente dez anos depois, outra doação é significativa, sobretudo por tratar-se de brinquedos populares: soldadinhos e veículos militares em plástico, uma boneca de pano, miniaturas de louça em ágata, quebra-cabeças e bonecos de celuloide. A partir de 1997, o MHN intensificou, segundo recomendação da Política de Aquisição de Acervo, a coleta e preservação de brinquedos, visando abrir espaço para a representação da criança em seu acervo. De alguns itens isolados à doação da maior fábrica de brinquedos do Brasil, a Estrela, cerca de 300 brinquedos integram o acervo do MHN. Conheça parte desta coleção. 

Xadrez
Provavelmente passou pelos reinados de D. Maria I e D. João VI. Deve ter pertencido a D. Pedro I, devido à inicial PI, que interessava-se muito pelo jogo de xadrez. 
Incorporado ao acervo do MHN em 1922.


Barco de Marfim
Brinquedo de corda todo em marfim, deve ter sido um dos ornamentos da famosa sala chinesa do Paço Imperial de São Cristóvão. De origem chinesa, representa um palácio flutuante, evocando o conturbado período da invasão Mandchu. Pertenceu a D. Pedro I. Incorporado ao acervo do MHN em 1922.


Baralho
Em miniatura, esse baralho era ofertado como brinde do "Mundo Lotérico" no início da década de 1940.


Figurinhas
Conjunto de cartões ilustrados na frente e no verso. Ao serem girados com as duas mãos, formam cenas pitorescas, dando a ilusão de movimento. Nesse caso, uma criança tomando banho e fazendo muito bagunça!
Década de 1920.


Aparelho de Jantar
Aparelho de jantar em porcelana na caixa original. 

Bonecas de pano e de porcelana
Da esquerda para a direita: conjunto de bonecas de pano feitas com sobras de tecido no interior do Maranhão na década de 1990 por mães para suas filhas; boneca em porcelana do final do século XIX e boneca de pano do início do século XX. 


 
Pega varetas
Jogo tradicional, fabricado pela Fábrica de Brinquedos Arco-Iris 


Pião e tijolinho mágico
Crianças de todas as épocas brincaram e brincam com o pião, um dos mais antigos brinquedos da humanidade. Esse exemplar é um pião sonoro contemporâneo em metal (o MHN também possui piões em madeira). Já o tijolinho mágico possibilita que a criança construa sua cidade imaginária.


 Filtro de água
Em barro e com torneirinha, filtrava realmente a água.
Década de 1930.









O Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 349.067 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina.
O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.
Imagens: Museu Histórico Nacional - RJ
Fonte: MHN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.