O prédio por ela ocupado hoje foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897 para constituir o Liceu de Artes e Ofícios. Suas paredes de tijolos não revestidos e amplas janelas passaram por uma reforma recente. Hoje, o prédio conta com salões restaurados, pátios internos cobertos, telhado recuperado, projeto luminotécnico adequado à exposição cultural, entre outras modernizações.
Para complementação de seu acervo, a Pinacoteca do Estado recebe doações de obras de pesoas físicas ou jurídicas. Todas as doações passam pelo crivo do Conselho de Orientação Artística (COA), comitê interno da Pinacoteca do Estado, composto por especialistas em artes plásticas, que avaliam a incorporação da obra ao acervo. As doações de obras podem ter seus valores deduzidos do Imposto de Renda.
Rosa Maria, tive a felicidade de conviver com este maravilhoso prédio por cinco anos, quando estudei na Belas Artes, que ocupava [irregularmente] todo o primeiro andar.
ResponderExcluirGuardo muitas lembranças boas deste lugar tão inspirador!
abraços!
Que privilégio, Denise!
ResponderExcluirEu também tive a oportunidade de estudar artes plásticas num prédio encantador aqui em minha cidade (a antiga escola de Belas Artes, hoje em processo de restauração) Ambientes como esses, inspiram, respiram e transpiram arte! Um abraço pra ti também! Ótima semana!