Símbolo e testemunho sem interrupção da história religiosa do budismo por um período de setecentos anos, a pouco mais de duas horas da antiga cidade indiana de Aurangabad, hoje um dos principais destinos turísticos da Índia, podemos visitar as famosas Cavernas de Ajanta, conjunto arquitetônico composto de trinta e duas grutas talhadas nas colinas por trabalhadores que apenas utilizaram cinzéis e martelos.
Meticulosamente, cinzelando pouco a pouco a rocha, os artesãos esculpiram e criaram fantásticas obras de arte não só na rocha vulcânica de basalto, como também nas paredes e tetos.
Cinco das grutas são chaityasviharas ou templos e as restantes são viharas ou mosteiros. Depois de vários séculos totalmente esquecidas, foram redescobertas em 1819 por um oficial britânico, sendo desde então desenvolvidos esforços para a restauração e para a conservação das grutas, especialmente das pinturas.
Através de Ajanta, declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1983 podemos aprender sobre as várias facetas da vida antiga na Índia, desde as crenças religiosas daquela época, o trabalho artístico dos artesãos, o traje do povo e até a posição política e econômica dos governantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.