Péricles e suas charges foram o carro chefe da revista O Cruzeiro desde a década de 40. Em mais de mil páginas, publicadas semanalmente durante 17 anos, o personagem Amigo da Onça é considerado uma das maiores criações do cartum brasileiro e uma presença obrigatória no imaginário coletivo nacional.
O Cruzeiro - 15 de outubro de 1960
O Cruzeiro - 26 de setembro de 1959
O Cruzeiro - 9 de abril de 1960
Revista "O Cruzeiro"
• A primeira edição de Cruzeiro é de 10 de novembro de 1928.
• A primeira personalidade a aparecer em uma capa foi o Rei Alberto da Bélgica, no número 2, e a primeira capa utilizando uma foto mostrava Santos Dumont (número 5).
• Ininterruptamente, a revista foi editada de 1943 a 1975.
• Grandes nomes fizeram história em O Cruzeiro. Dentre eles, Millôr Fernandes, Péricles de Andrade Maranhão (criador de O amigo da onça) e Rachel de Queiroz.
• Geralmente as capas traziam modelos, atrizes e mulheres bonitas. Eram raras as capas políticas. Getúlio Vargas, JK, João Goulart e Jânio Quadros estão entre essas raridades.
• A revista tem recordes ainda não quebrados como edições com mais de 750 mil exemplares (até hoje, proporcionalmente, a maior) e sua longevidade, 47 anos (só agora, em 2003, Veja completou 35 anos).
• A última edição de O Cruzeiro é de julho de 1975, com Pelé na capa, então jogador do Cosmos, vestido de Tio Sam.
O Cruzeiro é de julho de 1975, com Pelé na capa
10 de novembro de 1928 (Primeira edição de Cruzeiro)
13 de junho de 1964
Havia muitos exemplares desta revista na casa de minha vó e mais tarde na casa de meus pais. Inesquecíveis capas, páginas e cores .. e aquele cheirinho de revista nova, depois antiga. Guardava-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.